Seminário

A Comissão Distrital de Honorários Médicos (CDHM) promoveu, no dia 19 de maio, o I Seminário sobre o Sistema de Saúde Suplementar. No entanto, marcou uma nova fase na atuação do movimento médico para a formação de massa crítica entre os médicos do Distrito para uma melhor compreensão da dinâmica do mercado de planos de saúde brasileiro e para situar as questões envolvidas nas negociações com as Operadoras de Planos de Saúde, que controlam a maior parte dos recursos de remuneração dos serviços em saúde no país.

“Foi um evento de alto nível, em que os palestrantes foram escolhidos a dedo para não concordarem uns com os outros, mas para dar aos palestrantes um panorama da situação do médico no sistema de saúde suplementar sob pontos de vista diferentes”, afirmou o porta-voz da CDHM, Gutemberg Fialho, presidente do SindMédico-DF.


Clique nos links abaixo e acesse os arquivos de áudio, vídeo
e apresentações em PowerPoint das palestras.

O lado prático - Naiara Porto
Na palestra Gestão da empresa de saúde, Naiara Porto falou sobre a relação dos médicos com os planos de saúde e com os pacientes, no aspecto comercial, e sobre a negociação de contratos de prestação de serviço. 
Atendendo ao pedido da organização do evento, ela destacou a gestão empresarial de um consultório médico do ponto de vista estritamente negocial, sem questionamento filosófico ou vocacional ou de qualquer outra natureza. Consultora em gestão de empresas de saúde, a palestrante enfatizou que o médico tem de "ser dono de sua empresa".
Leia mais...



A questão política - Cid Carvalhaes
Cid Carvalhaes, na palestra O médico e suas representações no sistema de saúde suplementar, abrangeu o histórico da participação das organizações classistas médicas nas discussões do setor da saúde suplementar, a relação com a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a participação das entidades em grupos de trabalho da Agência, a contratualização e outras reivindicações das entidades no âmbito dos poderes  Executivo e Legislativo e os ganhos obtidos pela classe média desde o início da mobilização local e nacional em busca da valorização dos honorários médicos e da preservação da relação médico/paciente.
Leia mais...

Sob a lupa da pesquisa acadêmica - Ligia Bahia
A professora Ligia Bahia discorreu sobre o tema O mercado da medicina privada e a participação do médico nele. Nesse contexto, se propôs a dimensionar e caracterizar as coberturas por planos e seguros de saúde; caracterizar e dimensionar os recursos físicos, humanos e financeiros privados no sistema de saúde brasileiro, apresentar um panorama do mercado de planos e seguros de saúde no Brasil e da legislação regulamentadora, e apresentar parte dos fundamentos da reforma do sistema de saúde dos EUA para refletir sobre as singularidades do Sistema de Saúde Brasileiro.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário